Alguns sonhos são um tanto peculiares e podem nos deixar muito intrigados a respeito do seu simbolismo. Os dentes, de modo geral, são muito comuns e frequentes nos sonhos e, embora este sonho possa estar associado com questões emocionais ou sentimentais, a maioria são formados por estímulos do corpo adormecido.

Por exemplo, um estímulo físico muito comum que pode desencadear sonhos com dentes é o simples fato de dormir de boca aberta. Quando adormecemos de boca aberta, diversos estímulos extras podem ser percebidos pelo nosso corpo. Quando tais estímulos não são fortes o suficiente para nos fazer acordar, a mente criadora tenta justificar esse estímulo com uma imagem mental compensatória. Nesse caso, por exemplo, se a boca aberta encher de saliva durante o sono, é natural que a mente criadora justifique esse desconforto com um sonho envolvendo dentes e sangue, ou seja, o estímulo extra (saliva) dentro da boca acaba por favorecer um sonho que irá depender de nossa imaginação a respeito desse estímulo extra.

O mesmo efeito pode acorrer quando estamos com sensibilidades nos dentes, dormindo com a higiene bucal mal feita, ventos gelados entrando na boca, moscas ou insetos andando sobre a boca, etc. Todas essas condições, quando não nos faz acordar, é compensado de alguma maneira pela tela de nossas imaginações, e daí ser tão comum os sonhos com dentes no geral. Dessa perspectiva, o significado de sonhar com dente cariado pode ter suas respostas nos próprios estímulos do corpo adormecido e, portanto, não possuindo nenhum simbolismo místico ou psicológico.

Por outro lado, é possível que o sonho tenha se manifestado devido a uma condição psicológica ou emocional que precisa ser digerida. Nesse caso, o sonho pode ocorrer quando estamos nos contaminando com o conteúdo de nossa própria consciência.

A maioria das pessoas nutrem pensamentos tóxicos e desgastantes com frequência. Tais pensamentos, aos poucos, criam formas mentais que, muito dificilmente, se rompem com uma decisão deliberada do indivíduo. Por conta disso, os desequilíbrios emocionais começam a se tornar mais agudos e profundos. A mente, que deveria ter espaço para digerir e assimilar coisas mais saudáveis e importantes, gasta toda sua energia com formas mentais tóxicas. Como resultado, vários sintomas negativos se manifestam, por exemplo:

  • Insegurança;
  • Medo e fobias;
  • Sensação de que todos estão sugando sua energia;
  • Sensação de que todos estão lhe julgando;
  • Indisposição;
  • Fragilidade;
  • Carência;
  • Criatividade bloqueada;
  • Problemas com a comunicação;
  • Dificuldade para interagir socialmente.

Muitos outros sintomas podem se manifestar, mas seja qual for, eles ocorrem porque a mente está saturada de conteúdo mental negativo e tóxico, impossibilitando que nossa energia interior flua com naturalidade.

Quando isso acontece, os nossos sonhos tendem a representar tal condição através de imagens mentais que nos faça ver a contaminação de maneira simbólica. O dente cariado, nesse caso, é um símbolo dessa necessidade de filtrar o conteúdo dos pensamentos e fazer a digestão adequada das emoções e sentimentos que o deixam inclinados a pensar e agir de maneiras incompatíveis com sua verdadeira identidade psicológica e espiritual.