Afogamento é uma das situações mais pavorosas e angustiantes para qualquer ser humano. É definitivamente uma experiência traumática, que em certos casos leva à morte. Quem já teve a infelicidade de passar por isso às vezes desenvolve até mesmo fobia de água.

Mas e sonhar que está se afogando? Bem, isso também não é nada agradável. Mas é importante ressaltar que, no mundo onírico, a imagem de um afogamento tem seu valor. Este sonho é uma manifestação do seu inconsciente. Ele traz uma mensagem que ajudará você em sua vida desperta. No entanto, só você pode chegar a uma conclusão quanto a seu significado. Para isso, você deve usar como base sua realidade e o contexto do sonho.

Mas antes de entrarmos nos apontamentos propriamente ditos, é fundamental analisarmos o que o elemento água representa.

SIMBOLISMO DO ELEMENTO ÁGUA

A água simboliza a origem da vida. Ela está associada à fertilidade e à transformação. No mundo espiritual e na maioria das religiões, este elemento também é símbolo de bênçãos, purificação e limpeza. Além disso, o elemento água está relacionado à fluidez, emoção, intuição e sensibilidade.

Sonhos com afogamento, portanto, costumam estar relacionados a essas questões internas. Eles costumam trazer um aviso. Você pode estar se afogando num turbilhão de emoções, atividades, problemas, sentimentos e pensamentos no estado de vigília. É hora de se reconectar com sua intuição e sabedoria interior. Aprenda a relaxar. Ouça seu corpo, sua mente e, principalmente, o seu coração. Assim, você será capaz de tomar as melhores decisões possíveis diante de qualquer desafio.

Abaixo, trazemos possíveis interpretações relacionadas a diferentes tipos de sonhos com afogamento. Continue lendo para saber mais!

SONHAR QUE ESTÁ SE AFOGANDO NO RIO

Este sonho normalmente possui dois significados. A água doce se relaciona ao aspecto mental do sonhador. Sendo assim, afogar-se num rio traz à tona dificuldades psicológicas e existenciais. Algo está fora de equilíbrio. Talvez você esteja em negação, insatisfeito(a) com a vida, ou lidando com uma rejeição. Mas como lidar com esses obstáculos? Vá até a origem do problema. Não tente tapar o sol com a peneira. Substitua pensamentos negativos por positivos. Evite se comparar com os outros. Adquira hábitos saudáveis. Ah, e se for necessário, busque ajuda profissional. Tudo isso ajudará a colocar sua saúde mental em dia. Cuide muito bem dela. Afinal, ela é um dos bens mais preciosos que você tem.

Recomendado:  Sonhar com aranha picando

Outro significado possível: você não está conseguindo lidar com as pressões e responsabilidades do dia a dia. Uma avalanche de atividades e tarefas têm tomado grande parte do seu tempo. Este sonho pede para que você coloque o pé no freio. Organize-se melhor. Faça uma lista de prioridades. Separe o que é urgente do que não é. E, acima de tudo, faça pausas. Passe mais tempo de qualidade com quem você ama, fazendo o que gosta. Afinal, é melhor prevenir um burnout do que remediá-lo!

SONHAR QUE ESTÁ SE AFOGANDO NO MAR

A água do mar possui uma associação com nosso aspecto emocional. Dessa forma, é bem provável que você esteja tendo que lidar com um furacão de sentimentos. Isso, consequentemente, está te desestabilizando. O mar representa suas maiores angústias e receios. Mas não deixe a insegurança vencer. O sonho é um alerta para que você vire este jogo. Portanto, você precisa retomar as rédeas da sua vida. Pare de agir por impulso ou por pressão. As emoções não podem te dominar. É o oposto: é você quem deve dominá-las. Em outras palavras, aprenda a equilibrar razão e emoção. Elas são complementares, e não antagônicas. Sua saúde mental agradece.

Recomendado:  Sonhar com aranha picando outra pessoa

SONHAR QUE ESTÁ SE AFOGANDO NA PISCINA

A piscina remete a “águas” mais restritas. Ela está associada ao lar, à família. Portanto, este sonho indica que existem assuntos domésticos pendentes. Pode ser que haja questões mal resolvidas que precisam ser abordadas para restaurar a harmonia familiar. Este sonho pode significar ainda que você precisa dar mais atenção a parentes ou amigos próximos. Alguém que te ama está precisando do seu carinho.

Por outro lado, como a água da piscina é “parada”, outra interpretação seria a de que sua vida está precisando de mudanças, de movimento. Saia da rotina. Faça algo diferente. Viva novas histórias. Até porque, a vida acontece fora da sua zona de conforto.

SONHAR QUE ESTÁ SE AFOGANDO NO LAGO

Apesar deste sonho também não ser nada agradável, ele traz um bom presságio. Assim como as águas de um lago, sua vida também terá momentos de clamaria e relaxamento em breve. Está chegando a hora de tirar do papel aquela viagem de férias. Sim, aquela que você quer fazer há muito tempo. Portanto, valorize seu descanso e os prazeres da vida. Momentos de lazer são essenciais para aumentar sua qualidade de vida e renovar suas energias.  

SONHAR QUE ESTÁ SE AFOGANDO NA REPRESA

Uma represa é uma construção feita, basicamente, para deter o curso da água. Dessa forma, sonhar que está se afogando numa represa indica que você está reprimindo o que sente. Isso pode estar gerando estresse e frustração. Coloque para fora suas emoções. Então, se tiver vontade de chorar, chore. Extravasar é preciso. Não há nada mais belo que sentir. Sinta, sinta muito, sinta tudo!

Este conteúdo lhe foi útil? Colabore com o autor e faça uma doação de qualquer quantia:

Ou utilize a chave pix: 00020101021126330014br.gov.bcb.pix0111354622758115204000053039865802BR5919MARCOS V DA NOBREGA6013MOGI DAS CRUZ62070503***63048A3D

Tags: