Tanto na Bíblia quanto no Corão, a aranha é vista como a sublimação da fragilidade:

Construiu como a aranha a sua casa,

E como o guarda fez a sua choupana.

O rico, quando dormir, nada levará consigo

Abrirá os seus olhos, e nada achará.

(JÓ, 27, 18)

E no corão temos a seguinte referência à aranha:

Mas a morada da aranha é a sua mais frágil das moradas.

(CORÃO, 29, 40)

Essa fragilidade evoca a de uma realidade de aparências ilusórias e enganadoras. Assim, será a aranha a artesã do tecido do mundo ou a do véu de ilusões que esconde a Realidade Suprema?

Antes de chegar a alguma conclusão sobre o significado de sonhar com aranha picando outra pessoa, é preciso levar em conta os poderosos simbolismos da aranha como animal espiritual. Pois na literatura esotérica existem muitas citações sobre os aspectos simbólicos das aranhas, de suas teias e de seu veneno. Hora aparecendo como símbolo da criação cósmica e do progresso, hora aparecendo como símbolo do engano, das ilusões e dos devaneios que prendem o indivíduo no mundo das fantasias e mentiras.

Se olharmos para este sonho, podemos perceber características que denotam o descuido na vida desperta. Nenhuma aranha sai de sua morada com a intenção de picar ou envenenar um ser humano. Isso só ocorre quando invadimos seu habitat (descuido e invigilância da vida real). E ao ver aranha picando outra pessoa, isso pode representar o descuido em relação ao ambiente e contexto em que você está inserido. Ou seja, talvez o sonhador dessa visão onírica esteja “seguindo rebanhos” e, iludido com a hipnose da atração, acaba se deixando levar por sugestões e acontecimentos que alteram sua percepção do mundo e de si mesmo.

Durante a infância é muito comum ocorrer simbioses entre duas pessoas ou um grupo, de modo que todos entrem numa comunhão de atitudes, pensamentos e comportamentos, ou seja, se imitam mutuamente. E isso é ainda mais comum para pessoas que não tiveram condições de estudar ou bom exemplos dentro do próprio lar. No entanto, são poucos os que percebem, que mesmo na fase adulta, ainda continuam com hábitos que derivam de fora, ou seja, das influências e pessoas ao redor.

E isso é um tremendo obstáculo completamente desnecessário na vida de qualquer pessoa. E ver uma aranha picando outra pessoa no sonho, é uma maneira simbólica da mente inconsciente expressar o seu engano, sua ilusão e seus hábitos tóxicos, os quais não fazem parte de si, e sim do contexto.

Portanto, ao sonhar com aranha picando alguém, reflita sobre a realidade atual de sua vida. Há pessoas que apenas nos sugam e nos levam ao abismo, independente de envolver drogas ou crimes, tem pessoas que a simples presença cria mais problemas que qualquer outra ação inadequada.

Então este sonho lhe convida a cultivar a identidade de sua Alma. Deixando de lado as influências externas e não se identificando com manias, hábitos e demências que não são suas, mas sim de outros.