A grande maioria dos sonhos tem origem em eventos ou situações que presenciamos anteriormente na vida desperta. Geralmente, o nosso inconsciente armazena fragmentos de memória que podem se manifestar durante nossos sonhos, cuja origem é reflexo de alguma impressão, visão ou percepção captada no cotidiano que se expressou durante o sonho. Por exemplo, os filmes são imensas fontes de estímulos que podem desencadear sonhos futuros. Por conta disso, o significado de sonhar tirando foto nem sempre carrega simbolismo ocultos ou significados místicos, pois é muito comum os sonhos desse gênero se formarem por gatilhos acionados pelo inconsciente durante o sonho, cujo estímulo tem origem em algo que você percebeu ou viu em sua vida desperta e que esteja associado com fotografias.

No entanto, algumas vezes o sonho pode carregar simbolismos sutis que podem revelar algo sobre nós mesmos. Os chamados sonhos simbólicos, costumam se manifestar em formas de metáforas, cujo simbolismo tem origem no conjunto de padrões mentais, espirituais e comportamentais que moldam nossas ações e atitudes na vida desperta.

Por conta disso, é fundamental que você observe os outros detalhes presentes nesse cenário onírico, como por exemplo qual era o objeto de sua atenção no momento de bater a foto. Há muitos possibilidade e cenários diferentes em que você pode se deparar tirando uma foto, por exemplo:

  • Fotos da natureza;
  • Fotos de pessoas desconhecidas;
  • Fotos de pessoas conhecidas ou familiares;
  • Fotos de animais;
  • Fotos de crianças e
  • Fotos de coisas ou objetos desconhecidos.

Identificar qual era o real objetivo com sua foto em sonhos é fundamental para compreender o real significado de sonhar tirando foto, uma vez que este sonho possui múltiplos cenários que podem carregar simbolismos diferentes para cada pessoa.

Muitas vezes o ato de tirar uma foto não significa muito, pois é preciso levar em consideração quais eram os objetivos e intenções por trás desse ato. Porém, o grau de desenvolvimento das habilidades mentais da humanidade é muito baixo e, justamente por isso, a grande maioria das pessoas se recordam apenas de pequenos fragmentos de um sonho.

Por exemplo, pessoas que se dedicam ao desenvolvimento das habilidades mentais e espirituais através da meditação ou qualquer prática mística, geralmente possuem mais lucidez durante o sonho e, consequentemente, se recordam de muitos detalhes que geralmente passam despercebidos para a grande maioria. E são exatamente esses detalhes extras que podem ajudar a compreender o real significado de um sonho.

Caso você não se recorde das intenções, objetivos, pessoas ou cenários do seu sonho, o mais correto é tentar se recordar quais eram os sentimento e emoções experimentadas durante o sonho, bem como os sintomas sentidos ao acordar do sonho.

Por exemplo, os sonhos que tem origem em questões emocionais ou sentimentais mal digeridas, costumam se refletir na indisposição corporal ao acordar. Nesses casos, a pessoa acorda indisposta, com baixa energia, sonolenta, fraca, desmotivada, com dores pelo corpo, criatividade bloqueada e muitos outros sintomas desgastantes e tóxicos. Se ao sonhar que estava tirando fotos você acordou com tais sintomas, certamente o sonho é uma representação simbólica de problemas existenciais que estão causando desconforto.

Do mesmo modo, quando acordamos dispostos, felizes e motivados, isso também é reflexo do contexto em que o sonho se apresentou. Mas, nesse caso, os sintomas são positivos e denotam que o seu sonho envolveu aspectos e características íntimas bem resolvidas, revelando um estado de espírito saudável e equilibrado.

Seja como for, é fundamental que você tente se recordar ao máximo de todos os detalhes deste sonho para, em seguida, combiná-los com sua realidade atual e os sintomas que se apresentaram ao acordar do sonho.