Compreender o real significado de sonhar subindo escada não é tão simples quanto possa parecer. Os nossos sonhos são formados por diversos estímulos diferentes e, por isso, o mesmo sonho pode conter significados e simbolismos completamente diferentes para cada pessoa.

Além disso, nem todos os sonhos possuem significados, podendo sua origem ter como base acontecimentos da vida de vigília ou mesmo estímulos inconscientes acionados durante o sonho. Por exemplo, existem sonhos que são formados por simples estímulos do corpo adormecido, como no caso de uma pessoa que está dormindo sobre o seu braço, de modo que ocorra a interrupção sanguínea temporária, o que cria a sensação de formigamento e dormência. Nesse caso, quando o desconforto não é forte o suficiente para nos fazer acordar, a mente inconsciente tenta justificar ou compensar essa percepção sensorial do braço dormente, cujo resultado é a manifestação de sonhos onde o braço aparece como foco principal na visão onírica. Nessa condição o indivíduo pode acordar dizendo que sonhou com amputação do braço, com sangue ou algo que compense o desconforto experimentado pelo braço dormente.

Desse modo, é importante que você considere todas as possibilidades de o seu sonho ter se originado de algum estímulo ou acontecimento externo. Pois é muito comum ocorrer a sensação de queda assim que pegamos no sono, cujo estímulo poderá acionar algum gatilho inconsciente que justifique essa sensação de descida, por exemplo “se eu caí, devo subir” e então a nossa imaginação trata de fazer o resto para justificar a sensação de queda assim que caímos no sono.

Além disso, é importante considerar se em sua vida desperta aconteceu algum evento ou atividade marcante e memorável que possa ter acontecido nas proximidades de uma escada. Nesses casos, quando uma lembrança é acionada pela mente inconsciente durante o sono, ela tende a resgatar o cenário e o contexto em que tal sentimento ou emoção foi acionada, de modo que o real significado do sonho estaria na emoções e sentimentos experimentados durante o sonho, e não no ato de estar subindo ou descendo uma escada.

Descartada as possibilidades de o sonho ter origem em acontecimentos externos, agora podemos analisar as perspectivas mais espirituais e místicas sobre os sonhos de você estar a subir uma escada.

Portanto, continue lendo e descubra o que significa sonhar subindo escada em mais detalhes.

Subir escadas nos sonhos: simbolismo espiritual

Quando as pessoas buscam pelo significado de seus sonhos, na grande maioria das vezes elas estão procurando simbolismos místicos e ocultos que possam fazer revelações sobre sua condição existencial atual. E faz todo o sentido procurar respostas sobre nós mesmos no conteúdo onírico, pois de acordo com a literatura esotérica, os sonhos são a atividade da alma no plano espiritual.

Se levarmos em consideração que nossos sonhos são a pura realidade, porém, numa dimensão extrafísica, podemos viver certas experiências oníricas que, podem sim, nos trazer a luz alguma mensagem divina, revelações futuras ou algum aprendizado que se transmite em forma de intuição para a mente consciente.

Porém, embora realmente exista essa possibilidade, devemos ter muita cautela na hora de interpretar o simbolismo de sonhar subindo escada de uma perspectiva espiritual. Os sonhos dessa origem costumam se manifestar em forma de metáforas e, por isso, o simples fato de estar subindo os degraus de uma escada em sonho pode carregar simbolismos espirituais, em sua essência, muito diferentes para cada pessoa.

Mas, de modo geral, a escada de uma perspectiva mística é vista como símbolo da evolução ou regresso humano. Desse modo, subir a escada pode ser visto como uma representação de nossa própria evolução interior rumo ao progresso espiritual.

O biólogo britânico Thomas Huxley tem uma inspiradora frase que representa perfeitamente bem as características simbólicas e positivas de uma escada:

O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.

Thomas Huxley

Podemos levantar muitas reflexões sobre esse trecho mencionado. Uma escada só faz sentido quando a estamos subindo ou descendo. Há um esforço deliberado que nos faz elevar uma perna, ganhar sustentação e, assim, elevar a outra perna no degrau superior. Este ato é muito simbólico e místico, cujo simbolismo pode ser encontrado inclusive na bíblia: A escada de Jacó.

A escada de Jacó é como ficou conhecida a visão em que Deus apareceu para Jacó através de um sonho em Betel. Na visão, Jacó viu anjos de Deus que desciam e subiam pela escada.

O significado dessa visão tinha aplicações práticas para Jacó, pois confirmava a presença protetora e abençoadora de Deus em sua vida. Mas a visão da escada de Jacó também possui um significado mais profundo que aponta para Cristo. O significado da visão da escada de Jacó é melhor compreendido à luz do contexto que se apresenta. Jacó teve aquela visão numa ocasião muito difícil e complicada de sua vida pessoal. Ele teve que fugir da casa de seus pais porque seu irmão queria matá-lo; mas ele também estava indo para uma casa em que seu tio estava pronto para explorá-lo.

Diante desse quadro, o significado da visão da escada de Jacó revela muito claramente Senhor estava com ele e que ele deveria manter sua fé em Deus.

Sendo assim, de modo geral o seu sonho pode tanto denotar uma presença divina que está lhe guiando e protegendo, quanto representar sua própria subida rumo ao progresso interior e espiritual.

Há algumas variações para este sonho, a qual falaremos a seguir. Portanto, continue lendo e descubra o significado de sonhar subindo escada em outras variações.

Sonhar subindo escada com medo

O medo é manifestado quando um conjunto de sentimentos é acionado diante de algo que cause inquietação ou angústia. Seja devido a um fato real ou imaginário, o que sabemos é que sentir medo é da natureza do ser humano. Sendo assim, sonhar que está subindo uma escada com medo pode sugerir o período de desconforto que vem acompanhado pelas mudanças na vida de vigília.

Isso significa que o seu receio e insegurança sobre o futuro estão criando obstáculos desnecessários, impossibilitando que você vá para a próxima etapa de sua vida.

Sendo assim, este sonho indica que você deve deixar de impor resistências à mudança que vem ocorrendo em sua vida. Abra o coração e deixe que tudo vá em direção aos propósitos divinos.

Quando ficamos amarrados em coisas do passado ou não deixamos que as mudanças ocorram naturalmente, passamos a desencadear muitos sintomas psíquicos negativos, por exemplo: estresse, insegurança, medo, fobias, isolamento, depressão, etc.

Portanto, este sonho é um sinal para que você tenha fé no que está por vir. Olhe para frente e deixe a vida seguir o seu fluxo natural sem impor resistências.

Sonhar subindo escada de madeira

A escada de madeira nos sonhos representa a nossa força, disciplina, dedicação e, principalmente, força de vontade. O ato de subir uma escada de madeira em sonho pode acontecer quando estamos muito inquietos existencialmente, seja sobre o futuro ou sobre o contexto de nossa realidade atual.

Por conta disso, este sonho se manifesta como uma alavanca, a qual irá lhe guiar para o caminho tão esperado e desejado. No entanto, é preciso manter sua força de vontade saudável, de modo que você possa enfrentar os obstáculos que surgir pelo caminho sem medo de as coisas não sair como o esperado.

Sonhar que está subindo escada de madeira é um sinal de que você precisa olhar mais para si mesmo e dedicar-se em atividades que fazem sua alma vibrar de alegria.

Sonhar subindo escada muito alta

Este sonho pode ocorrer quando estamos muito ansiosos e impacientes. A maioria das pessoas, quando atoladas nas impressões do mundo físico, acabam se deixando levar pelas imposições psíquicas das pessoas ao seu redor. Quando isso acontece, passamos a desejar algum objetivo sugerido inconscientemente, de modo que possamos satisfazer a intenção daqueles que convivem conosco.

Nessa situação, a alma fica inquieta, pois ela começa a perder sua própria identidade espiritual, cujo resultado é pensar com a mente física: tudo pra já e agora.

Por conta disso, o tamanho da escadaria em seu sonho é proporcional a sua necessidade de manter calmo, sereno e de se deixar levar com tranquilidade pelos degraus do progresso e evolução.

Portanto, vá com calma, assume as rédeas de sua vida, não permite que as pessoas decidam como agir e esteja ciente de que a caminhada é longa, mas com dedicação e resignação você chegará longe.

Sonhar subindo escada com dificuldade

Do mesmo modo que subir uma escada com medo, sonhar subindo escada com dificuldade é sinal de que você está criando obstáculos desnecessários em sua vida. Seja por uma conduta inadequada, por vícios, pensamentos tóxicos ou o que for, a dificuldade na subida da escada representa suas atitudes e comportamento improdutivos, os quais estão criando obstáculos e dificuldades desnecessário na vida desperta.

Portanto, chegou o momento de você favorecer o seu progresso e assumir o controle de sua vida. Comece por romper todos os hábitos e vícios que estão criando um padrão psíquico negativo. Saia da rotina e faça as coisas diferentes se realmente deseja uma mudança para melhor.