De modo geral, as escadas são símbolos de ascensão espiritual e progresso. Quando uma escada aparece em nossos sonhos, certamente é para nos mostrar em qual direção estamos indo em nosso percurso evolutivo. Desse modo, subir uma escada durante o sonho é sinônimo de progresso, amadurecimento e transformação, enquanto descer a escada demonstra nossas fragilidades e o apego as coisas mundanas que só interferem e criam obstáculos em nossa subida rumo ao progresso do próprio espírito.

Há uma infinidade de situações em que as escadas podem surgir em seu sonho, porém, seja ela qual for, descê-las é sinônimo de estagnação existencial, perda de propósito e a desconexão consigo mesmo. Dentre os cenários mais comuns onde você pode se deparar com escadas, podemos destacar:

  • Sonhar descendo escada de madeira;
  • Sonhar descendo escada de pedra;
  • Sonhar descendo escada com medo;
  • Sonhar descendo escada caracol;
  • Sonhar descendo escada correndo;
  • Sonhar descendo escada quebrada e
  • Sonhar descendo escada perigosa.

Seja qual for o estado e as condições em que a escada se apresenta, descê-las deve ser visto como um obstáculo evolutivo.

O ser humano tem imensa inclinação em moldar sua vida de acordo com o contexto em que ela está inserida. Como resultado, as influências do ambiente e das pessoas que estão ao nosso redor são os maiores criadores de obstáculos, pois o nosso livre arbítrio se torna relativo ao contexto em que estamos inseridos, ou seja, nossa liberdade é determinada pela união de fatores que estão à nossa volta.

A longo prazo, tal condição favorece todos os tipos de desequilíbrios, bloqueios emocionais, medos, fobias, inseguranças e, assim, se torna cada vez mais difícil romper esse ciclo vicioso que só nos leva para baixo e nos impede de viver a vida em sua plenitude e abundância.

Continue lendo e descubra o que significa sonhar descendo escada em mais detalhes.

Simbolismo espiritual da escada nos sonhos

Nossa tarefa, então, é trabalhar dentro do tempo e lugar que nos foram dados, cujo objetivo é fazer da vida a nossa grande obra de arte. Esta não é uma abordagem fácil para a vida dependente que está inserida dentro de um contexto existencial tóxico. 

Os degraus da escada são os mesmos para nós, como têm sido para os cristãos ao longo dos tempos. O topo da escada é colocado no mesmo objetivo que os cristãos sempre lutaram para alcançar: a do amor e do progresso. O que difere para nós é onde encontramos essa escada e como começamos a subir sem que os fatores externos interfiram em nosso progresso. 

E eu afirmaria que da mesma maneira que o Evangelho nos ensina que devemos carregar nossa própria cruz, também devemos subir nossa própria escada, e não a de outra pessoa. E é aqui que a grande maioria engana a si mesmo, pois moldam suas próprias vidas de acordo com aquilo que é imposto pela sociedade, amigos, familiares e o ambiente em que estão inseridas.

Quando administramos a nossa própria a vida dessa maneira, o resultado não pode ser outro: desgosto, insatisfação e arrependimento. Quando Jesus Cristo menciona que devemos ser vigilantes, é justamente no sentido de não nos deixarmos nos influenciar, pois essa submissão pode sair caro e, em alguns casos, desencadear problemas, atritos e conflitos que poderiam ser evitados pela simples individualidade de espírito com objetivos mais nobres e elevados.

Então como, neste mundo agitado, as pessoas “comuns” oram? Onde eles encontram sua escada? É aqui que a invigilância se instala e ofusca os propósitos mais elevados de nossa essência divina. O preço da invigilância é pago com a própria liberdade, e isso é o que nos faz descer as escadas da evolução espiritual. Nessa condição, a vida fica estagnada, as portas se fecham e, uma vez que a mente esteja submissa ao que lhe acontece, as sugestões de uma mente inquieta e aflita bombardeiam nossa força interior e nos levam a ruína existencial.

Portanto, sonhar que está descendo uma escada é sinônimo de desconexão consigo mesmo. Você se desligou de sua própria essência interior e este sonho sinaliza a necessidade de acordar, despertar e assumir o controle de sua vida com disciplina, força de vontade e dedicação.