Se deparar com vermes em um sonho certamente não é uma visão muito agradável e alegradora. É muito comum este tipo de sonho despertar certos instintos primitivos que nos trazem emoções e sentimentos de aflição, nojo e desconforto, seja durante o sonho ou mesmo após acordar. Compreender o simbolismo deste sonho exige uma compreensão mais extensa, a qual pode envolver cultura, psicologia, mitologia e espiritualidade. Portanto, continue lendo e descubra o significado de sonhar com vermes em mais detalhes.

Aparentemente, este sonho denota um significado negativo. No entanto, a grande maioria dos sonhos devem ser vistos como metáforas que nos revelam ou sinalizam algo importante. E sonhar com vermes é um desses sonhos repletos de simbolismos ocultos que merecem reflexão para uma compreensão mais correta.

De acordo com a literatura sobre o assunto, o verme é símbolo da vida que renasce da podridão e da morte. Em muitas lendas envolvendo os vermes, eles sempre são vistos como símbolo de transição, renascimento e renovação. Podemos encontrar muitas referências mitológicas associadas aos vermes, cujo simbolismo está ligado à morte simbólica de uma aspecto negativo da personalidade humana, e do renascimento dos verdadeiros potenciais interiores da alma, por exemplo: no folclore escocês o herói Cuchulainn nasce de um verme engolido por sua mãe após beber numa taça de bronze.

Nesse mito, podemos ver que o nascimento de um filho, cuja fecundação ocorreu após a mãe beber uma taça com larva parasitária, deu origem ao próprio filho, o qual é símbolo de bênção divina. Do mesmo modo, todas as lendas semelhantes, colocam o verme como símbolo de transição, da terra à luz, da morte à vida, do estado parasitário para a elevação espiritual.

No geral, portanto, sonhar com vermes significa que um período de mudanças significativas estão ocorrendo na vida desperta, cujo objetivo é conduzir o indivíduo ao aprendizado e aprimoramento de si mesmo.

Há, no entanto, outras possibilidades para este sonho. Então continue lendo e saiba o que significa sonhar com vermes de outros pontos de vista.

Saiba mais em: Significado de sonhar com larvas.

CARL JUNG E O SIMBOLISMO DOS VERMES

O psiquiatra Carl Gustav Jung tinha suas próprias consideração sobre o simbolismo e significado dos vermes tanto no inconsciente humano quanto nos sonhos.

Segundo ele, os vermes representam o aspecto destruidor da libido, e não o seu aspecto fecundador. Na evolução biológica, o verme marca a etapa primordial da dissolução, da decomposição. Em relação ao inorgânico, ele indica a via ascendente da energia primordial em direção à vida e ao progresso.

Peça sua Interpretação
image
Está com dúvidas sobre o simbolismo e significado do seu sonho? Com a análise personalizada você receberá uma interpretação holística de um psicólogo profissional.
Peça sua Interpretação
image
Está com dúvidas sobre o simbolismo e significado do seu sonho? Com a análise personalizada você receberá uma interpretação holística de um psicólogo profissional.

Do ponto de vista de Carl Jung, os vermes simbolizam o impulso ou instinto de mudança, de progresso, de evolução e de interesse pela vida. Porém, quando se trata de sonhos, o aparecimento de um verme pode indicar exatamente a necessidade de buscar esse equilíbrio interior, e não que você já esteja nessa direção.

Ou seja, considerando a sua representatividade como um aspecto destruidor da libido, ou seja, do desejo sexual e da sensualidade, o sonho pode tanto representar a força ascendente que eleva o padrão dos pensamentos, como também a contaminação pela desordem desse aspecto: luxúria, sexo desregrado, energia sexual desequilibrada.

Em resumo podemos considerar que o Jung também concorda que os vermes simbolizam um momento de transição para o inconsciente. Porém, tal simbolismo pode variar para cada pessoa, pois é preciso resgatar seu contexto existencial atual para poder identificar se o sonho com verme está associado ao seu interesse pelo progresso ou, pelo contrário, está associado com o desequilíbrio interior.

CONCLUSÃO

Cabe a você refletir sobre sua vida atual e sobre qual direção você está indo. Se você está atolado em vícios e hábitos nocivos, seja envolvendo a sexualidade ou não, então sonhar com vermes é simbólico de uma vida em desacordo. Por outro lado, se você está vivendo em linha reta, em harmonia e, principalmente, em equilíbrio com sua força e energia sexual, então o sonho denota evolução, renascimento e transição muito positivos.

Sonhos desse tipo costumam ter muitas variações, por exemplo:

  • Sonhar com vermes na boca;
  • No nariz;
  • No corpo;
  • No olho e
  • Na cabeça.

Embora os pequenos detalhes possam colaborar para identificar o real gatilho que acionou o sonho com vermes, no geral, todos se enquadram em tudo o que já foi dito antes.

Portanto, reflita e avalie sua vida, seus impulsos, seus hábitos, seus instintos e comportamentos. Essa reflexão será a chave para você decifrar o real significado de sonhar com vermes para o seu caso.