As unhas dos homens são vistas como o equivalente às garras dos animais. Nós humanos já não mais a utilizamos com sua utilidade primitiva. Elas deixaram suas funções de lado a muito tempo e, desde então, são vistas como elementos da moda, da beleza e da vaidade. No entanto, de maneira simbólica elas ainda carregam um significado associado à personalidade e individualidade. E o significado de sonhar com unha postiça pode estar poderosamente relacionado com sua postura em relação a vida.

Quando falamos de unha postiça de uma perspectiva onírica, é fundamental compreender qual nossa a sua condição atual existencialmente. As unhas postiças podem aparecer nos sonhos para nos revelar nossa negligência consigo mesmo.

Quando estamos conduzindo a vida pelo Ego, é natural que passemos a viver dentro de uma bolha existencial nutrida por acontecimentos, pensamentos, emoções e sentimentos repetitivos. Ou seja, a vida é conduzida de maneira totalmente artificial, visando apenas o desejo e satisfação do próprio Ego.

Por exemplo, muitas pessoas colocam lentes de contato com cores mais claras acreditando que tal escolha é pura e simples vaidade. No entanto, não é bem assim, as pessoas enganam a si mesmas e não percebem que o impulso que as levou a tomar tal decisão teve origem no Ego. Desse modo, a lente de contato não é para simplesmente sentir-se bonita, mas sim para sentir-se no poder, seguro e imbatível. Isso acontece porque o real motivo da escolha está na imensa satisfação gerada pelo contato visual com outras pessoas. A pessoa se sente protegida, mais forte, mais cativante, mais sedutora e mais intimidadora. E isso é puro reflexo do impulso de nutrir o próprio Ego, ou seja, é uma involução.

E seguindo a mesma linha de raciocínio, obviamente em relação ao sonho e não ao contexto existencial, sonhar com unha postiça denota que você está levando sua atenção para os prazeres, desejos e sensações existenciais superficiais. Este sonho significa que você não está dando o devido valor para sua verdadeira identidade, para sua verdadeira personalidade. Provavelmente você está se deixando afetar pelas circunstâncias em que está inserido, cujo resultado é a fragilidade, vulnerabilidade, ansiedade e um Ego tão “cascudo” o impossibilita você reverter sua condição cotidiana com a simples vontade.