Santo Antônio, o santo casamenteiro, ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento em sua época. Por conta disso, ao longo das décadas que se passaram desde o seu falecimento no ano de 1231, Santo Antônio passou a ser reconhecido como o santo que ajuda as mulheres a encontrar suas almas gêmeas.

No entanto, a visão simbólica que se possui sobre o Santo Antônio ultrapassou a esfera existencial, de modo que hoje em dia estamos tão impregnados de seus méritos em relação ao casamento, que é muito comum sonharmos com ele. Além disso, existem uma infinidades de cenários em que este sonho pode se desenrolar, todo eles relacionados de algum modo com a vida afetiva ou matrimonial, veja alguns exemplos:

  • Sonhar com bodas de casamento;
  • Bodas de namoro;
  • Aliança de ouro;
  • Aliança de prata;
  • Pedido de casamento;
  • Encontro com alma gêmea e
  • Oração para Santo Antônio.

Evidentemente, os cenários e contextos oníricos que podem remeter ao santo casamenteiro são muitos. Mas o que, de fato, significa sonhar com o Santa Antônio?

Em primeiro lugar, seja qual for o sonho, não existe uma resposta definitiva e certa para todos os casos. O mesmo sonho pode conter significados completamente diferentes para cada pessoa. Isso acontece porque o que determina significado de um sonho é todo um conjunto de fatores, os quais pode variar de pessoa para pessoa, por exemplo:

  • Questões emocionais e sentimentais;
  • Desejos;
  • Ilusões ou fantasias;
  • Enganos;
  • Padrões psíquicos ou comportamentais;
  • Carência.

Dentre todos, a carência é um forte estímulo inconsciente para gerar sonhos com o Santo Antônio. Além disso, a idade média dos 30 anos favorece e fortalece ainda mais esse estímulo que desencadeia o impulso e vontade de buscar alguém para viver a vida inteira, se casar e ter filhos. Como resultado, a mente inconsciente busca maneiras de escapar desse desconforto criando cenários que o compensem ou justifique. Essa capacidade da mente criar um cenário ou visão como compensador de algum desconforto é bem comum é tem muitos exemplos que o comprovam. Por exemplo, quem dorme por um longo período em cima de um braço, de modo que a interrupção sanguínea cause o formigamento do membro, se o desconforto não for suficiente para fazer a pessoa acordar, a mente criadora e inconsciente vai compensar a sensação criando um cenário onírico onde o indivíduo pode acordar dizendo que estava sonhando com amputação do braço ou que estava perdendo muito sangue.

E assim a mente inconsciente trabalha, hora apenas imprimindo na tela de nossas imaginações determinados fragmentos de memória inconsciente, hora compensando e justificando desconfortos existenciais como se fosse uma válvula de escape e impedindo desequilíbrios psíquicos.

Portanto, o significado de sonhar com santo casamenteiro, nem sempre deve ser visto como presságio de matrimônio ou casamento. Embora exista a possibilidade de o sonho ser um presságio ou aviso espiritual, é preciso manter os pés no chão e olhar para si mesmo. Quando estamos identificados com o Ego e olhando para fora de si mesmo, é natural que tendemos a pensar demais. Criando assim fantasias, ilusões e caindo num devaneio exagerado sobre o futuro.