Para se compreender alguns sonhos é fundamental que tenhamos uma percepção do seu mecanismo de formação. É natural que alguns sonhos nos deixem intrigados ou até preocupados, e isso nos faz pensar que todos os sonhos carregam algum significado ou simbolismo. E isso não é verdade, a grande maioria dos sonhos tem sua origem nos estímulos da própria vida de vigília, como filmes, novelas, acontecimentos ou situações que carregam elementos que, mais tarde, acabam por se manifestar durante o sono. E sonhar com polícia prendendo alguém é um destes sonhos muitos frequentes em que a grande maioria tem como origem questões existenciais.

Por exemplo, uma mãe preocupada com a educação do filho pode, se o contexto existencial favorecer, acabar sonhando com o próprio filho sendo preso pela polícia. Tais sonhos costumam desencadear um certo tipo de inquietação, pois devido a associação que os sonhos possuem com presságios futuros, é muito natural acreditar que todos eles estão querendo nos alertar sobre algo que está para acontecer. Desse modo, o simples fato de sonhar com um policial prendendo uma pessoa não significa que o sonho seja um presságio futuro associado a algum familiar ou amigo.

No entanto, embora esse tipo de sonho seja muito comum e nem sempre possua algum significado digno de consideração, é importante levar em conta que ele é um tipo de sonho muito desgastante.

De acordo com a literatura mística, os nossos sonhos são a pura atividade do espírito no plano espiritual. Essa realidade espiritual pode ser utilizada para o nosso próprio benefício, desde que não percamos tempo atolados nas impressões do inconsciente sobre nosso própria vida. Ou seja, ao invés de o espírito se aproveitar da liberdade provisória enquanto o corpo está adormecido, ele continua a reviver os medos e preocupações da vida existencial. Como resultado, sonhar com polícia prendendo alguma pessoa pode consumir toda sua energia interior, fazendo acordar ainda mais preocupado, cansado, desmotivado e preocupado.

O sono deve ser utilizado para o aprimoramento do espírito, e quando ficamos presos em situações mundanas devido as emoções, sentimentos e impressões, é natural que continuemos a reviver cenas oníricas que refletem nossa condição psicológica e existencial.

Portanto, este é o tipo de sonho que consome muito das nossas potências e, por isso, é fundamental tomar medidas para não se deixar levar pelas influências externas que só prejudicam a saúde, a mente e o espírito.

Faça um teste. Acenda um incenso antes de dormir e escute 10 minutos de música relaxante e tranquila. Certamente você acordará no dia seguinte muito mais disposto, alegre e as lembranças dos sonhos serão muito mais vivas e positivas. Assim, você conseguirá ter parâmetros de comparação para identificar que o seu sonho com policial e prisão teve origem no acúmulo de preocupações, emoções e sentimentos que continuam a sondar seu sono, o que acabar por formar sonhos desse tipo.