Embora sonhar com o próprio casamento seja mais comum e frequente para pessoas do sexo feminino, ele também ocorre com certa frequência com os homens. Independente do seu gênero sexual, as informações contidas nesse artigo devem analisadas em combinação com o seu contexto existencial, já que a grande maioria dos sonhos tem origem em fatores psicológicos e emocionais da vida desperta. Além disso, é muito comum que o sonho seja uma manifestação de um fragmento de memória inconsciente. Por exemplo, quando nos deparamos com situações e acontecimentos relacionados ao matrimônio, é natural que durante o sono o estímulo associado a esse fragmento de memória venha à tona. Quando isso acontece, a mente criadora tenta compensar ou justificar esse estímulo com um cenário onírico proporcional ao estado psicológico e emocional do sonhador.

Quem sonhou com o próprio casamento geralmente acorda muito intrigado e cheio de perguntas. Isso pode ser ainda mais preocupante se a pessoa já é casada e, no sonho, ela se vê contraindo matrimônio com outra pessoa (seja essa pessoa desconhecida ou não).

E é nesse ponto, onde o contexto e as pessoas presentes em sonho deixam o sonhador preocupado, indeciso e pensativo. Pois, como dito anteriormente, é muito comum que um fragmento de memória relacionado ao casamento seja disparado durante o sono. Quando isso acontece, o estímulo desencadeado se soma com outras impressões de memórias do inconsciente, permitindo que o cenário seja moldado de acordo com todos os estímulos inconscientes.

Alternativamente, há a possibilidade de o sonho ter sua origem em questões mais sensíveis da própria intimidade, como: carência, solidão, isolamento e, até mesmo, uma vida sem novidades e atrativos.

Portanto, o significado de sonhar com o próprio casamento depende de muitos detalhes. Continue lendo e saiba como interpretar o seu casamento no sonho corretamente.

SONHAR COM O PRÓPRIO CASAMENTO: ORIGEM PSICOLÓGICA

Vamos agora complementar o que foi dito na introdução. Embora exista a possibilidade de um sonho ter sua origem em questões místicas e espirituais, a grande maioria não o é. Devido ao nível de evolução espiritual dos seres humanos, nós ainda estamos muito atolados no ego, nos prazeres e nas impressões que captamos do ambiente em que estamos inseridos. Como resultado, a maior parte dos sonhos são voltados para “dentro”, ou seja, assistimos ao próprio conteúdo armazenado no inconsciente como se estivéssemos na frente de uma televisão.

Isso explica as infinitas possibilidades de formação de um sonho. E, nesse caso, este sonho pode envolver detalhes aparentemente preocupantes, mas que em verdade é um simples fenômeno psicológicos ocorrendo, o qual não tem nenhuma ligação com suas tendências, motivações ou desejos na vida desperta. Para você ter um exemplo, veja a seguir alguns dos sonhos que podem deixar as pessoas que sonharam com o próprio casamento preocupadas:

  • Sonhar que está casando com filhos;
  • Casando com pessoas do sexo oposto;
  • Casando com familiares ou amigos e
  • Casando com pessoas desconhecidas.

Sonhos desse tipo costumam deixar as pessoas preocupadas. Porém, na grande maioria das vezes isso não simplesmente não tem nenhum significado digno de consideração. Tratando-se apenas um estímulo somado a outro.

Por exemplo, se você viu, assistiu, experimentou ou teve algum tipo de contato com qualquer coisa relacionado a casamentos nos últimos dias, isso vai ficar armazenado no seu inconsciente. Ao adormecer, esse fragmento pode vir à tona, e em seguida ele pode se somar com outros fragmentos de memória dispersos no inconsciente. O resultado, é a soma do “estímulo A + estímulo B”, resultando num sonho único, mas que em verdade é a soma de vários fragmentos de memória.

Sendo assim, se você o fragmento de memória relacionado a casamentos se unir com o fragmento de memória associado a um filho, por exemplo, o sonho irá se manifestar em relação aos dois e, nesse caso, você pode acordar dizendo que estava se casando com o próprio filho durante o sonho.

PRÓPRIO CASAMENTO: ORIGEM EMOCIONAL

Outra possibilidade para origem dos sonhos com casamentos tem sua base na fragilidade e carência na vida desperta. O ser humano é duro na queda. É raro encontrar alguém que assuma suas fragilidades e carências. Além disso, muitos se enganam, dizendo que isso é coisa de pessoas sensíveis ou fracas.

No entanto, a carência é latente em todos os seres humanos. Simplesmente todos nós somos carentes por natureza e necessitamos de afeto, amor, diálogo, comunicação, relacionamentos, etc. Muitas pessoas não assumem essa condição de vulnerabilidade nem para si mesmas. O resultado é o endurecimento da personalidade. A perda de espontaneidade. A dificuldade para se relacionar, comunicar e de se expor como realmente é.

Soma-se a isso uma vida rotineira e sem atrativos, e o inconsciente vai gritar por mudanças. E uma das maneiras do inconsciente sinalizar essa necessidade é fazer com que o “Ego” sonhe com o próprio casamento.

O Ego e o inconsciente devem ser vistos como duas pessoas diferentes. o Ego é aquilo que você se tornou devido a maneira como você reagiu ao que lhe acontece e ao ambiente em que você está inserido. Já o inconsciente é a verdadeira identidade de sua alma.

Por conta disso, sonhar com o próprio casamento é um sinal de que você precisa sair da rotina. Você sente que seu progresso e evolução nesse mundo está interrompido? Se sim, chegou a hora de mudar, evoluir, aprender coisas diferente e romper todos os padrões tóxicos de sua vida.