No geral, os sonhos formados pelos elementos naturais têm como objetivo trazer à tona algum aspectos de nossas emoções, personalidade ou espírito. Nos livro esotéricos, por exemplo, sonhar com fogo e água é sinaliza equilíbrio e transformação, onde cada elemento carrega suas características próprias em relação ao universo e a alma.

No entanto, ao sonhar com fogo e água juntos, é fundamental que você se utilize da própria vida como parâmetro de comparação. Assim você poderá combinar os detalhes de seu contexto existencial para compreender as suas tendências, motivações e desejos. Desse modo, você conseguirá identificar se o seu sonho é uma representação da absorção do aprendizado e evolução, ou se é indicador de caos e destruição. Observe que, o caos e a destruição são uma maneira simbólica de indicar os momentos de turbulência da vida de vigília que precedem as bênçãos divinas e as mudanças.

O caos, portanto, deve ser visto como o momento de tensão experimentado durante o fim de um ciclo e o começo de outro.

Já que a água e o fogo possuem fortes ligações com questões místicas e espirituais, o surgimento dessa combinação nos sonhos pode possuir múltiplos significados. Para alguns podendo representar aspectos negativos derivado do caos existencial e, para outros, os aspectos positivos derivados do equilíbrio da força interior e do encontro com a verdadeira identidade da alma.

Por conta disso, sonhar com fogo e água ao mesmo tempo pode carregar significados opostos para cada pessoa. Porém, esteja o sonho manifestando seus aspectos positivos ou negativos, o importante é que ele demonstra que o período que você está vivendo atualmente está alinhado com os interesses e propósitos divinos.

Continue lendo para saber o significado de sonhar com fogo e água em mais detalhes.

SIMBOLISMO DO FOGO

De uma perspectiva espiritual, o fogo representa nossas paixões, compulsão, força de vontade, criatividade e motivação. O elemento Fogo possui grande poder de forjar a nossa vontade e determinação. É a nossa luz interior, bem como um símbolo vivo do fogo divino que queima em toda alma de nós humanos.

Isso significa que o Fogo tem uma forma no Plano da Terra e nos reinos espirituais. Sendo uma fonte de energia que requer moderação e controle cuidadosos ou você será queimado pelas imprudências e deslizes cometidos na vida desperta.

Quando erramos por pura imprudência, a Mãe Terra nos conduz para acontecimentos e situações que permitam o nosso ajuste, aprendizado e evolução.

Assim como foi dito na introdução, sonhar com fogo e água contém em si ambos os polos: positivo e negativo. Como resultado o fogo deve ser visto como uma metáfora para o caos, enquanto a água (veremos mais a seguir) como símbolo do progresso e aperfeiçoamento interior.

Isso significa que estes dois elementos precisam se compensar mutuamente, de modo que ocorra o equilíbrio e a verdadeira identidade de nossa alma possa se manifestar com todo o seu potencial. Mas, a alma depende de uma condição orgânica e mental para se expressar adequadamente. E quando essa condição está bloqueada por fatores externos, como as emoções mal digeridas, acontecimentos negativos, vícios ou imprudências, é natural que a Mãe Natureza tente buscar esse equilíbrio através de experiências aparentemente dolorosas (o caos), cujo objetivo é preparar o ambiente para as bençãos que está por vir.

Portanto, o fogo é símbolo do caos e, ao mesmo tempo, da transformação.

SIMBOLISMO DA ÁGUA

A água representa a intuição, magia e mistério, inspiração e, também, nossas emoções e sentimentos.

O simbolismo da água tem um tom universal de pureza e fertilidade. Simbolicamente, é frequentemente vista como a fonte da própria vida, como vemos evidências em inúmeros mitos da criação, nos quais a vida emerge das águas primordiais.

Curiosamente, somos todos feitos de água e, portanto, podemos comparar muitos desses mitos e alegorias à nossa própria existência (o macrocosmo refletindo o microcosmo e vice-versa). Além disso, podemos incorporar simbolismo de circulação, vida, transformação, fluxo, mudanças, coesão e nascimento, associando as águas criativas da terra com os fluidos encontrados em nosso próprio corpo (isto é, o sangue).

Na tradição taoísta, a água é considerada um aspecto da sabedoria. O conceito aqui é que a água assume a forma em que é mantida e se move no caminho de menor resistência. Aqui, o significado simbólico da água fala de uma sabedoria superior que todos nós aspiramos, ou seja, a identidade da própria alma.

Além disso, os gregos antigos entendiam o poder da água como símbolo de transição e aperfeiçoamento espiritual. Na Grécia antiga a água também era vista de maneira simbólica para representar a metamorfose e reciclagem do espírito. Para eles rio Nilo é semelhante ao canal de nascimento de sua existência.

Entre os primeiros povos da América do Norte, a água era considerada um bem valioso (principalmente nas planícies mais áridas e nas regiões ocidentais). Os nativos americanos consideravam a água um símbolo da vida (solidificando ainda mais o símbolo afixado em muitos mitos da criação).

Portanto, sonhar com fogo e água é muito significativo e representa a sua própria vida e os processos decorrentes das mudanças que levam a alma em direção ao degrau mais elevado da Criação.