Sonhos com casas velhas ou destruídas são bem comuns. Mas a sua origem e significado pode mudar conforme os detalhes que o acompanham. Desde os tempos mais remotos, a casa é símbolo do lar, do templo e do universo. No budismo é muito comum encontrar associações do corpo com a casa. Por exemplo, na Roda da Existência tibetana, o corpo figura como uma casa de seis janelas, correspondentes aos seis sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e mente.

roda da vida - budismo - casas
Roda da Vida/Roda da Existência tibetana.

Os textos canônicos exprimem a saída da condição individual existencial, por fórmulas simbólicas associadas a casa, como: arrombamento do palácio, ou do telhado da casa. Daí ser tão importante nos conscientizarmos sobre o poder dos estímulos sensoriais sobre nossas decisões e escolhas. O sentido da mente integra, traduz, decodifica as impressões dos cinco sentidos restantes mencionados acima. Enquanto vivermos sob o domínio dos estímulos sensoriais, estaremos à mercê de nossa própria química interna!

E tudo isso está em sintonia com os sonhos com casa destruída. Pois sonhar com casa destruída simboliza os desejos mundanos, os quais estão lhe desviando da senda da evolução e do equilíbrio interior. A insuficiente força de vontade para fazer as escolhas certas e perspicazes está sendo obstruída pela ilusão do Ego e do orgulho. Além disso, a casa na vida onírica também representa o inconsciente, cujo acúmulos de fragmentos derivados do Ego podem criar tendências, hábitos e atitudes completamente negativas e tóxicas para a própria evolução interior.

É urgente, portanto, nutrir-se de conhecimento adequado para identificar a origem ou os combustíveis que estão favorecendo essa identificação interior com as fraquezas do Ego, do inconsciente e dos desejos. Este sonho pode revelar o seu atual estado de saúde interior. Talvez você esteja sentindo-se saturado dos fantasmas que rondam sua mente e e casa destruída é um sinal claro de que está ocorrendo um desarranjo da sua ordem interior.

Portanto, sonhar com casa destruída significa que é preciso eliminar e matar o Ego e as personalidades nocivas que tanto lhe prejudicam em vida. Busque conhecimento na Gnose. Medite. Ore e se alinhe com seus verdadeiros propósitos de vida. A casa destruída é um chamado para o despertar da consciência. Chegou o momento de quebrar rotinas tóxicas, amizades improdutivas, pessoas erradas e seguir em frente lapidando o próprio espírito rumo ao progresso e evolução.