As ambições e esperanças para essa temporada do Arsenal eram muito grandes. Tendo fechado algumas contratações vitais para a qualidade de seu elenco, poucos seriam os que acreditariam que o recém-promovido time do Brentford iria conseguir somar pontos contra um dos maiores times da história do futebol inglês. Contudo, tal como a Premier League já comprovou várias vezes, o equilíbrio entre outros é sempre muito grande. 

Source:    Flickr – crystiancruz

Ou seja, o Brentford, após quase 8 décadas fora do Campeonato Inglês, conseguiu somar uma vitória surpreendente por 2-0 contra um dos times mais fortes do futebol inglês. Naquela que foi uma exibição muito sólida, a verdade é que o time conseguiu somar uma vitória relativamente tranquila, elevando muito a polêmica e as críticas ao técnico do Arsenal, o jovem espanhol Arteta.

De fato, mesmo com muitas ausências por lesões, se esperava que o time fosse dar uma resposta muito forte e diferente do que em relação ao que aconteceu na temporada passada. Porém, mesmo sendo o claro favorito para esse jogo, o Arsenal provou que, novamente, essa temporada poderá ser de muito sofrimento para todos seus torcedores. 

Técnico Arteta é cada vez mais criticado

Após essa derrota surpreendente na rodada de estreia da Premier League 2021/ 2022, os jogadores não foram aqueles que receberam o maior número de críticas por parte dos torcedores. Isso porque, em um ambiente que já se sentia em várias fases da temporada anterior, o culpado foi apontado como sendo Arteta. Ora, mesmo tendo sido um grande jogador do Arsenal, a verdade é que poucos são os torcedores que estão “morrendo de amores” pelo ex-jogador. 

Sendo acusado de ter pouca experiência como técnico, bem como de não saber montar um time que seja competente e que exija respeito aos adversários, a verdade é que Arteta já está sentindo muito a raiva de seus torcedores, bem semelhante ao que já acontecia, na parte final, com Arséne Wenger. 

Mesmo já tendo provado que o Arsenal é um time que dá tempo aos seus técnicos para construir seus times, a verdade é que essas duas temporadas com Arteta tem sido tudo menos positivas. Se na Premier League o time nem sequer está próximo de lutar pelo top 5 da Liga Inglesa, na Europa a derrota recente na final da Liga Europa ainda deverá estar pesando muito. 

Quais são os principais problemas do Arsenal na Premier League?

Se no início desse século o Arsenal era o time mais temido e respeitado do futebol inglês, a verdade é que essa realidade agora está muito distante. Estando longe de seus tempos mais áureos, a verdade é que o time não está conseguindo se bater de frente contra outras potências como City, United ou Chelsea. Claramente que o investimento superior desses times pode justificar parte da diferença, mas não toda ela. 

Em uma fase em que até os próprios donos do Arsenal estão sendo contestados, os torcedores esperam agora que se possa fazer algo de diferente no time, o mais rapidamente possível. Caso contrário, como se pode verificar nessa primeira rodada da Premier League, o sofrimento e desilusão poderá marcar de novo a temporada do Arsenal.