Nessa que é a primeira temporada completa do carismático técnico José Mourinho, a verdade é que, ao contrário das previsões iniciais, o Tottenham, com 12 rodadas completadas na Premier League, está liderando. Tendo somente uma derrota nesses doze jogos, o time está demonstrando uma regularidade e competividade gigantes, fazendo com que cada vez mais torcedores estejam sonhando com uma vitória final.

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Tottenham_Hotspur_Football_Club_2019-2020 

De fato, apesar de ser altamente polêmico, o técnico português Mourinho sabe perfeitamente o que é comandar um time para a conquista da Premier League, tendo o feito por diversas vezes com outro time londrino, o Chelsea. Contudo, bem diferente dos tempos do Chelsea do início do século, o Tottenham, atualmente, não tem tanto poder financeiro.

Ainda assim, a verdade é que Mourinho, juntamente com o talento de craques como o Son, Lucas, Lamela ou Harry Kane, estão conseguindo bater o pé aos times ingleses mais ricos e poderosos, tendo já vencido o Manchester City e o United, com vitórias que foram convincentes. 

Conseguirá Mourinho comandar o Tottenham para um “milagre”?

Tendo tido meia temporada para conhecer seus jogadores e preparar sua própria equipa – temporada essa que foi gravada pela Amazon -, Mourinho parece estar finalmente conseguindo tirar o melhor que consegue do muito talento que o Tottenham tem em seu elenco. Isso acontece pois, como o time está algo limitado em termos financeiros, exemplos como Kane ou Son mostram que os maiores talentos do time têm tendência para ficar durante muito tempo.

Ora, claramente essa estabilidade está permitindo que Mourinho consiga tirar o melhor partido das qualidades de seus principais artilheiro, de tal forma que Kane e Son estão sendo claramente alguns dos maiores destaques da Premier League até ao momento. No entanto, a verdade é que nem as próprias casas de apostas estão ainda considerando o time do Tottenham como sendo o claro favorito para conquistar o Campeonato inglês, considerado por muitos o melhor do mundo.

Competitividade e qualidade são ferozes na Premier League

A maioria dos times mais ricos do mundo do futebol estão na Liga inglesa. Ou seja, isso faz com que muitos dos melhores jogadores do planeta estejam competindo entre si, aumentando assim a incerteza e a alta competitividade. Prova disso mesmo é que, mesmo já com 12 rodadas, o líder Tottenham está apenas com 2 pontos de vantagem do quarto classificado.

Logo, isso leva à conclusão que, como o Tottenham não é o time mais poderoso, rico ou com um elenco mais completo, Mourinho terá mesmo que apostar na consistência do time, caso pretenda mesmo lutar pela conquista inesperada da Premier League. Mas será que o conseguirá fazer?

Quais são os pontos fortes do Tottenham nessa temporada?

Sendo característico dos times de maior sucesso de Mourinho, como foi o caso do Chelsea ou do Inter de Milão, a verdade é que o Tottenham tem conseguido surpreender nessa temporada devido à sua consistência e coesão defensiva, dificultando ao máximo a concretização de gols. Talvez por isso, muito recentemente, Mourinho tenha mesmo confessado que seu goleiro Lloris é o melhor do mundo, na atualidade.

Somando a esse bom trabalho defensivo, a verdade é que o time do Mourinho tem se mostrado um verdadeiro perigo na contra ofensiva, tirando o máximo partido da velocidade de seus principais craques: Son, Kane e Lucas. Para além disso, o Tottenham tem beneficiado muito do poder de finalização desses jogadores, não precisando de criar muitos lances de perigo, para marcar gols. Será que irá continuar até ao final da Premier League?

Este conteúdo lhe foi útil? Colabore com o autor e faça uma doação de qualquer quantia:

Ou utilize a chave pix: 00020101021126330014br.gov.bcb.pix0111354622758115204000053039865802BR5919MARCOS V DA NOBREGA6013MOGI DAS CRUZ62070503***63048A3D